Chamada de cocina criolla, a gastronomia porto-riquenha combina ingredientes e técnicas principalmente das culturas taína, espanhola e africana.

Dos taínos, a herança do uso de raízes como taioba e mandioca, o uso de temperos como pimenta e urucum (colorau) e frutas como abacate, abacaxi e goiaba.

A colonização espanhola trouxe o uso de grãos como trigo e grão de bico, temperos como cebola, alho, coentro e manjericão, o consumo de carne de porco e outros produtos como banha e torresmo, bem como carnes de outros animais como galinha e cordeiro.

A influência africana, através do escravos, trouxe o uso da banana, do coco, do café, bem como o uso da técnica de fritura em imersão no preparo de alimentos.

Como muitos locais de clima tropical ou da região do caribe, é farto o uso de frutos do mar, de frutas tropicais e de condimentos dos mais variados.

Leitura recomendada: Porto Rico: informações para organizar a viagem e sugestão de roteiro.

Aí vão algumas sugestões de comidas e bebidas para experimentar em Porto Rico.

Comidas da gastronomia porto-riquenha

Mofongo

Um dos pratos mais conhecidos da gastronomia porto-riquenha. A banana-da-terra ainda verde é cortada em pedaços e frita. Depois, é amassada grosseiramente, agregando-se alho, sal, azeite e torresmo esfarelado (o que dá um saborzinho defumado). O purê fica consistente e pedaçudo.

Pode ser servido como acompanhamento, ou como um prato completo quando incrementado por alguma carne como porco, frango ou frutos do mar – nesse caso, eles são chamados de mofongo relleno.

gastronomia porto-riquenha
Uma das diferentes apresentações do mofongo, com o purê no formato da cumbuca e o recheio no centro.

É delicioso, muito bem temperado e super satisfatório – a banana enche! Algumas vezes pedimos um mofongo para cada um, e nunca consegui dar conta de comê-lo todo. Em outras, comemos algum outro petisco de entrada e depois compartilhamos um só prato de mofongo recheado. Na dúvida, começa pedindo um só para compartilhar entre duas pessoas e experimentar.

Nós adoramos, comemos diversos e nossa versão preferida foi a com camarão!

Alcapurria

É um salgado frito recheado, consumido como lanche ou petisco, mais ou menos como a nossa coxinha brasileira. Porém, a sua massa é feita à base de banana verde e taioba, e o recheio é geralmente de carne.

Outros alimentos encontrados comumente em barraquinhas de lanche ou servidos como petiscos são:

  • pastelillos ou empanadillas: semelhantes aos nossos pastéis ou às empanadas argentinas),
  • bacalaítos: bacalhau desfiado combinado com farinha ou amido de milho, ovos e água, leite ou cerveja para dar consistência, temperos diversos e fritos em formato de disco,
  • sorullitos: bolinhos à base de fubá combinado com leite ou leite de coco, moldados em forma de “croquetes” e fritos. Podem ser salgados ou doces, e podem ser recheados com banana ou queijo.

Pastelón de amarillo

Imagina uma lasanha, onde no lugar da massa são feitas camadas de banana madura em fatias. Previamente, as fatias de banana são passadas em uma frigideira para dourar por fora.

Intercalam-se camadas da banana com um preparado de carne moída bem temperada, e antes de ir ao forno, o prato é finalizado com ovos batidos, que ajudam na consistência do pastelón.

O pastelón de amarillo, no alto à esquerda da foto.

Um detalhe curioso é que esse feijão – que eles consomem bastante com arroz, como nós brasileiros – é chamado por lá de habichuelas, e não de frijoles como em outros lugares de língua espanhola.

Tostones

Já deu para notar que na gastronomia porto-riquenha eles usam muito a banana em pratos salgados, não? Na foto aí acima, além do pastelón de amarillo, tem também uma fatia de banana grelhadinha que veio acompanhando o frango empanado que pedimos.

Os tostones são consumidos tanto como acompanhamento quanto como petisco. A banana verde em fatias primeiramente é frita. Depois, é levemente esmagada, deixando a fatia mais ou menos como um biscoito. Então, ela é passada mais uma vez na frigideira, para ficar bem crocante.

Arroz con gandules

Arroz preparado com carne de porco (ou bacon), ervilhas e temperos. Costuma ser um prato servido em ocasiões especiais, como festa de Natal, por exemplo, acompanhando outro prato muito apreciado pelos porto-riquenhos: lechón asado (leitão assado).

Sobremesas da gastronomia porto-riquenha

Tembleque

Pudim preparado com leite de coco, servido com um toque de canela em pó.

Tres leches

Um pão de ló embebido em três tipos de leite: leite condensado, leite integral e leite evaporado (um leite mais concentrado, mas sem o açúcar que leva o leite condensado). Geralmente servido com cobertura de chantilly.

Bebidas porto-riquenhas

Rum

As colônias europeias nas américas (tanto espanholas, portuguesas, inglesas etc) foram bastante utilizadas para a produção de açúcar. Com o tempo, desenvolveram-se métodos para destilar os subprodutos da cana de açúcar, surgindo assim o aguardente de cana (cachaça) no Brasil, e o rum na região do Caribe.

Não é possível atribuir a um país o surgimento do rum, visto que muitos eram colônias espanholas, mas atualmente eles compartilham o uso do rum como base de muitos coquetéis.

O rum também está associado aos piratas do caribe – diz-se que eles consumiam a bebida antes dos ataques e das lutas, para “aumentar a coragem”. 😀

Em Porto Rico fica uma das mais famosas produtoras de rum, a Casa Bacardi. E o destilado é base para duas bebidas muito famosas da gastronomia porto-riquenha: a piña colada e o mojito.

Piña Colada

Considerada nada mais nada menos que a bebida nacional de Porto Rico.

Quando provei a primeira piña colada em solo porto-riquenho, parecia que eu nunca tinha experimentado esse drink antes na vida – e olha que sou fã desse coquetel. É muito mais gostosa do que as servidas no Brasil. A consistência dela é quase de um frapê, muito cremosa. E o sabor… salivo só de lembrar. Tomei diversas e sugiro que tu faças o mesmo. 😀

gastronomia porto-riquenha
Piña colada muitoooo cremosa.

Existem duas versões de piña colada. A bebida pode ser sem álcool, chamada de virgen, somente com os ingredientes básicos que são gelo, suco de abacaxi e creme de coco, ou pode ser alcoólica com a adição de rum, chamada de corrupta.

O “segredo” está no uso do creme de coco, produto que só encontramos no Brasil em algumas lojas de importados e acabamos usando leite de coco no preparo do coquetel. Acreditem, faz toda a diferença.

Mojito

Outro drink à base de rum que em Porto Rico é muito mais delicioso do que os que conhecemos no Brasil.

Vocês já viram os estrangeiros que chegam no Brasil e ficam surpresos quando descobrem que a caipirinha não se faz só de limão, mas também com outras frutas? Reagimos exatamente assim quando, em Porto Rico, descobrimos que tem mojito de morango, de maracujá, de graviola, de manga, e assim por diante… 😀

Rum, água com gás ou soda, folhas inteiras de hortelã, gelo e o limão sempre presente, independente de ser o mojito tradicional ou de alguma outra fruta.

Dos sabores que provamos, o mais delicioso foi o de maracujá, seguido pelo de coco (onde eles usam também o creme de coco).

Mojito de parcha (maracujá). Delicioso.

Cerveja Medalla

A medalla é uma cerveja produzida em Porto Rico. Diversos porto-riquenhos nos disseram, com uma pontinha de orgulho, para prová-la.

É uma cerveja boa, mas quando consumida geladinha à beira de uma das maravilhosas praias porto-riquenhas, aí sim fica excepcional!

E como diz a letra de “Calma”, do artista Pedro Capó (música que tem tocado bastante no Brasil inclusive):
Vamos pa’ la playa
Pa’ curarte el alma
Cierra la pantalla
Abre la Medalla

Tudo a ver com o clima de Porto Rico! Vibração gostosa e tranquila e praia que cura a alma.

Espero que vocês possam desfrutar da maravilhosa natureza porto-riquenha, da simpatia e do calor do seu povo, e da sua excelente gastronomia!
Abraços e boas viagens a todos!

Pode te interessar ler também: Gastronomia vietnamita.

_____________________________________________

Este post faz parte de uma blogagem coletiva com o tema “Comidas pelo Mundo”. Confere o que os outros blogs participantes escreveram:

________________________________________

O blog fica muito melhor com tua participação! Deixa uma sugestão, dúvida, comentário…