Amalfi, Atrani e Castiglione compõem uma belíssima combinação de passeio de um dia na Costa Amalfitana. Saindo de Amalfi, em dez minutos de caminhada chega-se a Atrani, e dali, mais cinco minutos para chegar à praia de Castiglione.

Estávamos hospedados em Minori e passamos um dia completo conhecendo as belezas de Amalfi, Atrani e Castiglione, e a seguir falo mais a respeito dessas localidades e o que fazer em cada uma delas.

Amalfi

Amalfi é a principal cidade da Costa Amalfitana – tanto que dá seu nome à região. O surgimento da cidade de Amalfi se dá em meados do século V, mas foi entre os anos 839 e 1137 que viveu seu ápice. Nesse período, a Repubblica Marinara di Amalfi era um poderoso porto comercial no Mediterrâneo, e englobava um território que incluía até a Ilha de Capri e pontos mais distantes da costa como as atuais cidades de Lettere e Tramonti.

Amalfi está localizada geograficamente no centro da Costa Amalfitana. É também onde encontra-se o ponto final de ônibus que vem de/vão para Sorrento, Salerno e Ravello. Ou seja, é um excelente ponto de partida para conhecer outras localidades da maravilhosa Costiera Amalfitana.

O epicentro de Amalfi é a Piazza Duomo, em frente à catedral da cidade. O Duomo di Amalfi, ou Cattedrale di Sant’Andrea, guarda em sua cripta as relíquias do padroeiro de Amalfi, Santo André.

Amalfi, Atrani e Castiglione.
Duomo de Amalfi.
Detalhes do Duomo di Amalfi.

A Piazza Duomo concentra vários restaurantes charmosos com mesas ao ar livre. Seguindo pela rua principal, a Via Lorenzo D’Amalfi, muitas lojas bem decoradas e vendendo diversos itens de um dos principais produtos da região: o limão. Essências, sabonetes, doces, etc, além do famoso limoncello (licor) amontoam-se nas prateleiras.

Um dos melhores programas em Amalfi é andar aleatoriamente por suas ruelas secundárias, estreitas, com pavimento de pedra. Só é preciso estar preparado para um grande sobe e desce de escadas. Tendo disposição, uma subida de 10-15 minutos por um caminho estreito e longe das multidões de turistas leva ao Belvedere Cimitero Monumentale – de onde se tem uma vista belíssima sobre a cidade.

Amalfi vista a partir do Belvedere Cimitero Monumentale.
Foto “Amalfi from Cimitero Monumentale” de nick.amoscato, sob licença CC BY 2.0.

A praia de Amalfi, Spiaggia Grande, é dominada pelos clubes de praia chamados de lido. O aluguel de duas espreguiçadeiras e um guarda-sol fica em torno de 25 euros para o dia. Mas há também espaços de praia públicos.

Partindo do canto esquerdo da Spiaggia Grande, em dez minutos caminhando pela estrada à beira-mar chegamos a Atrani.

No caminho entre Amalfi e Atrani.

Atrani

Atrani é a menor cidade do sul da Itália, com superfície de 0,12 km²! Uma fofura! As construções se empilham e são separadas por estreitas passagens e muitas escadarias.

A praça da cidade é a Piazza Umberto I, como sempre, rodeada de restaurantes e lojinhas. A estrada principal da Costa Amalfitana, a Strada Statale Amalfitana, passa sobre elevados arcos que separam, de um lado, a cidade, e do outro, a praia de Atrani.

À esquerda, os arcos sob a estrada vistos da praia; à direita, a Piazza Umberto I (as construções estão “embutidas” nos arcos) e uma das passagens em direção ao mar.
Amalfi, Atrani e Castiglione.
A Praia de Atrani.
Amalfi, Atrani e Castiglione.

A praia de Atrani também tem seus lido, e a parte pública tem um bom tamanho.

Parte pública da praia de Atrani.

O melhor programa em Atrani, sem dúvidas, é caminhar pelo pequeno labirinto que forma a cidade.

Pelas vielas de Atrani.

Saindo de Atrani, novamente pela estrada à beira-mar, em 5 minutos chega-se a Castiglione.

Castiglione

Castiglione resume-se a uma praia – e que praia! Encravada entre paredões de pedra, seu acesso é através de uma escadaria de aproximadamente 200 degraus, ou por mar. Curiosamente, Castiglione pertence ao município de Ravello, que está lá no alto, a mais de 300 metros de altitude.

Amalfi, Atrani e Castiglione.
Praia de Castiglione.

A enseada tem apenas uns 100 metros de extensão. Tem um lido no centro e as duas pontas junto aos paredões são áreas públicas. A praia não é de areia, mas sim de pedrinhas.

Amalfi, Atrani e Castiglione.
No centro da praia, o lido, e nas duas pontas, as partes públicas.
A praia não é de areia, mas sim de pedrinhas.

O horário recomendado para ir a Castiglione, principalmente se a ideia é aproveitar a praia, é pela manhã. No início da tarde o sol já se esconde atrás da alta e íngreme encosta de pedra.

Quanto à temperatura da água: é fria. Não é gelada, é fria suportável e refrescante para o calorão de julho. A experiência de entrar no mar em Castiglione foi inesquecível. De dentro do mar, a gente olha para aquela água tão transparente que parece tirada da torneira e aqueles rochedos enormes com construções lá no alto, e pensa “será que tudo isso aqui é de verdade?”… Lindo, lindo demais!

Descobrimos Castiglione meio sem querer, passando de ônibus rumo a Minori. Vimos aquela praiúca encravada entre paredões de rocha e a plaquinha indicando seu nome. Mais tarde conferimos sua localização no mapa e vimos que ficava muito perto de Amalfi, então decidimos conhecê-la.

A cor da água é incrível.

Nosso dia em Amalfi, Atrani e Castiglione

Começamos o dia, na verdade, em Castiglione. Descemos do ônibus vindo de Minori bem em frente às escadarias que levam à praia. Apesar de ser domingo de alta temporada, o local estava tranquilo. Ficamos na parte pública do lado esquerdo da praia e passamos um par de horas lá.

Caminhamos até Amalfi. Passeamos um tanto por suas ruas bonitinhas (não visitamos o Duomo nesta oportunidade pois já havíamos feito isso outro dia, quando fomos também a Ravello). Pegamos um lanche em um mercadinho (paninis deliciosos feitos na hora) e comemos nos bancos à beira-mar, sob a sombra de árvores.

Depois de um tempo, cansamos da grande quantidade de gente circulando (e também do calor que fazia), e quisemos voltar para a praia. Demos uma olhada na praia de Amalfi mesmo, porém também estava cheia demais para o nosso gosto – e completamente dominada por lidos. Então, caminhamos de volta até Atrani (que fica no meio do caminho entre Castiglione e Amalfi).

Acertamos na escolha de ir para Atrani, apesar de movimentado tinha bastante espaço na parte pública. Sossego, banho de sol, mergulhos no belíssimo mar… uma tarde de praia sensacional.

No final de tarde, entramos no “vilarejo” de Atrani. Que lugar simpático e pitoresco! Fiquei imaginando que deve ser muito interessante de se hospedar por ali, colado a Amalfi porém sem todo o agito. Depois de uma passeada pelas suas ruas e de tomar um espresso na sua praça “central”, voltamos para nossa hospedagem em Minori e encerramos esse dia incrível – um dos mais memoráveis da nossa viagem pelo sul da Itália.

Como deu para ver, aproveitamos grande parte do dia curtindo praia. Porém, se por qualquer motivo esse não é teu objetivo, ainda assim acho super válido passar um dia entre Amalfi, Atrani e Castiglione. E te prepara para caminhar bastante, pois essa é a melhor maneira de conhecer as belezas desses lugares.


Nosso passeio de um dia por Amalfi, Atrani e Castiglione aconteceu em 16/07/2017.


O blog fica muito melhor e mais completo com tua participação. Tens alguma sugestão para dar, alguma informação a acrescentar, alguma dúvida? Deixa nos comentários 😉