Tive o prazer e a honra de participar da 2ª edição do Encontro da Rede Brasileira dos Blogueiros de Viagem,  que aconteceu entre os dias 1º e 4 de Novembro de 2018 na cidade de Curitiba.

A RBBV – Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem – foi criada em 2011, com o intuito de aproximar os blogueiros de viagem, amadores e profissionais, para a troca de experiências, ideias, boas práticas e aperfeiçoamento desse segmento. Hoje, conta com mais de 1300 blogs membros.

Participaram do Encontro cerca de 150 pessoas, de mais de 100 blogs, com o propósito de aprender muito nas palestras e painéis, conhecer um monte de gente nova e reencontrar amigos, trocar dicas e experiências e, é claro, fazer também o que a gente adora: turistar. 😛

No dia 31 de outubro aconteceu a primeira atividade, para os blogueiros que já se encontravam na cidade. O Tour Comida de Boteco é organizado pela Carol Moreno, do blog Mochilão Trips, e levou o pessoal para conhecer quatro bares de Curitiba, provando diferentes petiscos em cada um. Para saber mais sobre como o tour funciona, clica aqui. O Oscar Risch, do Viajoteca, e a Aline Kamiji, do Latitude Infinita, contaram como foi a experiência com o tour durante o ERBBV.

tour comida de boteco curitiba

Foto de Renata Marques, do blog Inda Vou Lá.

 

No dia 1º de novembro, iniciamos o dia sendo recepcionados na Torre Panorâmica pelo Prefeito da cidade, Rafael Grecca. Ele ressaltou o quanto estava feliz em receber tantas pessoas do ramo do turismo e o quanto esse segmento é importante para a economia de uma cidade. Fomos notícia inclusive no Portal da Prefeitura de Curitiba.

torre panoramica curitiba

Torre Panorâmica de Curitiba.

prefeito curitiba torre panoramica

Prefeito dando as boas-vindas aos blogueiros. Foto de Nange Sá, do blog Vida Sem Paredes.

 

A plataforma de observação de 360º fica a mais de cem metros de altura, e lá de cima é possível ter uma bela vista dos arredores. Podemos também identificar claramente as diferentes zonas da cidade, decorrentes do plano diretor da década de 70 que é ainda hoje referência no assunto.

À tarde, embarcamos no ônibus da Linha Turismo, que fez um circuito especial com os blogueiros. Nossas paradas foram no Jardim Botânico, na Unilivre, e, finalizando em alto estilo, no Parque Tanguá, excelente ponto da cidade para assistir ao por do sol.

jardim botanico curitiba

Jardim Botânico.

unilivre

Passarela de madeira do mirante na Unilivre.

parque tanguá

Parque Tanguá.

 

A Edileia Barros, do Blog Qualquer Viagem. Eu Vou!, conta neste post como é o funcionamento da Linha Turismo.

Para os blogueiros que já conheciam a cidade ou não tinham interesse na Linha Turismo, foi oferecido um tour alternativo: o Curitidoce, organizado pela Ledinara Batista, do blog Férias Now. Esse tour leva os participantes para degustações em cinco docerias da cidade. Delícia, hein? Esse  tour e o do Comida de Boteco já estão na minha lista para a próxima visita a Curitiba!

À noite, rolou uma confraternização no Hard Rock, regada a petiscos e bebidinhas, oportunidade para conhecer vários blogueiros, ouvir sobre a experiência deles e aprender um monte.

A programação do segundo dia foi o clássico passeio a Morretes, oferecido pela Serra Verde Express. Fomos levados em vans até essa cidade histórica que fica a 70 quilômetros da capital paranaense, descendo pela bonita estrada da Serra da Graciosa. No caminho, paramos para conhecer o Hisgeopar, pavilhão com maquetes e miniaturas que contam a história e a geografia do Paraná.

https://www.viagensecaminhos.com

Maquetes do Hisgeopar. Foto de Jair Prandi, do blog Viagens e Caminhos.

 

Em Morretes, fomos convidados pelo Restaurante Madalozo para experimentar o prato típico da região, o barreado. Composto de carne bovina de segunda, cozida durante 12 a 18 horas em uma panela de barro (daí o nome) com toucinho, cebola, alho e outros temperos. O prato é servido com farinha de mandioca, arroz e banana (natural ou empanada). Delicioso!

Tivemos tempo para caminhar pelas agradáveis ruas de Morretes, entre construções antigas, lojas de artesanato, pousadas e restaurantes.

morretes

Morretes.

 

O retorno a Curitiba foi feito de trem. Esse percurso é considerado um dos mais bonitos do mundo nesse meio de transporte, atravessando pouco mais de 100 quilômetros em um trecho de mata atlântica nativa que é um dos poucos restantes no país. O cenário da Serra do Mar paranaense é lindo, e para completar, durante a chegada a Curitiba pudemos apreciamos o por do sol de dentro do trem.

trem morretes curitiba por do sol

 

A Denise Barreto, do blog Chicas Lokas, contou como foi a nossa experiência nesse passeio, que está entre os imperdíveis para quem visita a capital paranaense.

A confraternização desta noite foi no Gards Rooftop, lugar super bonito e agradável para bebericar algo. Fica no topo do Shopping Batel.

Mas nem só de passeios turísticos e confraternizações vivem os blogueiros de viagem 😀 . No terceiro dia de evento, iniciaram-se as palestras e painéis, que aconteceram no Mercado Municipal.

mercado municipal curitiba

 

A programação deste dia foi a seguinte:

  • VIVA O MERCADO MUNICIPAL DE CURITIBA – Palestrante: Francielle Zuffo (Relações Públicas do Mercado Municipal de Curitiba)
  • TRIPADVISOR – A NOVA REDE SOCIAL DE VIAJANTES by TripAdvisor – Palestrante: Leandro Oliveira
  • DE HOBBY A PROFISSÃO – FORMAS DE MONETIZAR SEU BLOG – Painelistas: Maurício Oliveira, Fernanda Souza e André Strauss, com moderação de Claudia Beatriz Saleh
  • CONTANDO HISTÓRIAS ATRAVÉS DO YOUTUBE (DICAS E FERRAMENTAS) – Painelistas: Robson Franzoi, Ana Luiza Strauss e Angie Sant Ana, com moderação de Maurício Oliveira
  • CRIANDO PRODUTOS RELACIONADOS AO BLOG – Painelistas: Patricia Papp, Carol Moreno e Vinícius Teles, com moderação de Claudia Beatriz Saleh
    Moderadora: Claudia Beatriz Saleh
  • MÍDIAS SOCIAIS – COMUNIDADE, CRESCIMENTO E ENGAJAMENTO by Belvitur – Painelistas: Maira Miranda, Andrea Nogueira e Camila Siqueira, com moderação de Rafael Miranda
  • BOAS PRÁTICAS PARA SER CONSIDERADO PARA PRESS TRIPS, EVENTOS E PARCERIAS – Painelistas: Jessica da Conceição (Scritta), Renata Mendes (Serra Verde Express) e Declev Reynier (Turista Profissional), com moderação de Renata Sucena
  • SEO PARA INICIANTES by Easysim4u – Palestrante: Roni da Silva Souza
  • ESTRATÉGIAS DE MARCA E REPUTAÇÃO PARA SEU BLOG by ViajaNet – Palestrante: Andrei Scheiner
  • ESTRUTURAS EMPRESARIAIS E TRIBUTÁRIAS PARA OTIMIZAÇÃO DOS RESULTADOS FINANCEIROS by Seguros Promo – Palestrante: Rodrigo Vieira

 

Fechando o terceiro dia do encontro, tivemos um coquetel no Ópera Arte. Fomos recebidos por uma guia que nos conduziu pela belíssima Ópera de Arame e nos passou informações sobre o local, e depois ficamos à vontade no restaurante em um ambiente lindo e agradável, com música ao vivo de ótima qualidade, além das excelentes companhias e (mais) muito aprendizado.

opera de arame curitiba

A linda Ópera de Arame e, à esquerda, o palco flutuante do restaurante Ópera Bar.

 

No dia 4, último dia de programação oficial, a primeira atividade foi a visita guiada à Arena da Baixada, estádio do Clube Atlético Paranaense, com direito até a algumas cobranças de pênaltis com os goleiros das categorias de base.

arena da baixada

Blogueiros no gramado da Arena da Baixada. Foto de Diego Arena, do blog Uma Viagem Diferente.

 

A Daniela Cascardo, do blog Viajando com Daniela Cascardo, o Miranda Jr., do blog Vamos Por Aí, e a Bruna Odppes, do blog Viajantes por Opção, contaram como foi essa experiência.

 

À tarde, seguiram-se as palestras, dessa vez no Espaço Cultural Capela Santa Maria:

espaço cultural capela santa maria

Espaço Cultural Capela Santa Maria. Foto de Rozembergue Nominato, do blog Mochilão Barato.

 

  • A IMPORTÂNCIA DO AUDIOVISUAL NA ERA DIGITAL – Ricardo Almeida
  • A FERRAMENTA MAIS RENTÁVEL PARA MONETIZAR EM 2019 – Palestrantes: Vinícius Teles e Patrícia Santos
  • SEO NÍVEL MÉDIO E AVANÇADO by Easysim4u – Palestrante: Roni da Silva Souza
  • MELHORANDO O RENDIMENTO DE PROGRAMAS DE AFILIADOS EM SEU BLOG – Painelistas: Ana Catarina Portugal, Fábio Angheben, Paulo Rodrigo Zamboni e Julio Galvão, com moderação de Rafael Miranda
  • CAPACITAÇÃO – CURITIBA – Palestrante: Alexander Roger (guia e historiador)

 

Como encerramento do encontro, fomos recebidos no Restaurante O Jardineiro. Ótima comida e uma banda com grande repertório que botou a galera para dançar e manteve o alto nível das demais confraternizações.

erbbv restaurante o jardineiro

Blogueiros faceiros no Restaurante O Jardineiro. Foto de Marcela e Thiago, do blog Viagem e Destinos.

 

No dia 5 de novembro, aconteceram atividades extras para quem ainda estava em Curitiba. Uma delas foi o passeio de bicicleta oferecido pela Kuritbike.

A outra foi o walking tour pelo centro histórico, oferecido pelo Instituto Municipal de Turismo de Curitiba. O guia Alexsander nos conduziu por aproximadamente 2 horas e meia, mostrando as construções antigas e contando sobre a história da cidade. Acho que esse tipo de tour sempre enriquece muito a visita a uma cidade e com esse não foi diferente.

centro historico curitiba

Construções do centro histórico de Curitiba.

 

Não dá para mensurar o tanto de aprendizado desses dias do ERBBV. Simplesmente muito feliz por ter participado e conhecido tantas pessoas sensacionais e dispostas a compartilhar os seus conhecimentos.

Meu muito obrigada a todos os blogs e blogueiros participantes:

Abrace o Mundo – Felipe Zig e Estenia Thatana / Abraço Mundo – Cássia Santana / Acordei, quero viajar – Camila Castanheira / Aos Viajantes – Maíra Silveira / Aprendiz de Viajante – Cláudia Beatriz Saleh / Apure Guria – Angela Sant Anna / Ases a Bordo – Ana Luiza Ogg Strauss e André Strauss / As Viagens de Trintim – Amanda Trintim / AzWanderlust – Rayane Azevedo / Bagagem de Memórias – Patricia Takehana / Blog Só Viagem – Daniela Duarte / Buenas Dicas – Nivaldo Lima / Cantinho de Ná – Cynara Vianna / Casa de Doda – Márcia Pessoa e Cássio Pessoa / Cheap Trip – Tatiana Prata / Chicas Lokas – Denise Barreto da Silva e Roberta Kelly Nogueira / D&D Mundo Afora – Daniela Almeida e Danubia Almeida / De Cá Pra Lá – Alessandra Lima / De Mochila e Caneca – Itamar Tommy de Lima Otani e Patricia Pereira / Descansa na Volta – Angelica Ribeiro / Destinos por onde andei – Gisele Prosdocimi / Deusa Rodrigues – Deusa Rodrigues / Dez Mil Milhas – Laís Cristina Roani / Diana Viaja – Diana Figueiredo / Diário de Navegador – Marcela Falco / Diário de uma Viajante – Débora Santiago / Dicas Nova York – Fabio Angheben / Escolha Viajar – Ticiana Giehl / Estante de Viagens – Tátylla Carneiro Mendes / Eu Ando Pelo Mundo – Carolina Naomi / Férias pra Ontem – Karen Peressuti / Fora da Toca – Julia Sampaio / Fui Ser Viajante – Klécia Cassemiro / Fuxicos de Viagens – Haydee Marques e Agassis Marques / Gastando Sola Mundo Afora – Paulo César Cattelan e Renata da Costa Cattelan / Guia Mundo Afora – Thais Towersey / Idas e Vindas da Carol – Ana Carolina Duque / Inda Vou Lá – Renata Marques / Jô Viajou – Jordana Cavalcante / Latitude Infinita – Aline Kamiji / Leve Sem Destino – Fabio Brasil e Mônica Rodrigues / Let’s Fly Away – Luciana Freitas / Meu Destino – Andre Morato / Mochilão Barato – Rozembergue Nominato / Mochilão Trips – Carol Moreno / Mulher Casada Viaja – Marcia Picorallo / Mulheres Viajantes – Thaís Carneiro / Na Estrada com as Minas – Camila Santos / Nós no Chile – Rosi Guimarães / Nossa! O mundo é Nosso! – Karina Leão / Olívia Garimpando Por Aí – Olivia Souza Cruz / Para Viagem – Rafael Miranda / Partiu Viajar – Lidiane Costa / Patricia Viaja – Patricia Barbosa / Qualquer viagem. Eu vou! – Edileia Barros / Quase Nômade – Mariana Dutra / Quer saber? Eu amo viajar! – Ana Lucia Souto e Jefferson Souto / Recordações de Viagens – Helen Pusch / Rodas nos Pés – Tissiana de Almeida de Souza e Matheus Sabino / São Paulo Sem Mesmice – Deisy Rodrigues / Sentidos do Viajar – Sylvia Yano / Somando Destinos – Mariel Aragao / Tá na minha Rota – Grasiela Rosa e Luciano Mattos / Tire a Bunda do Sofá – Beneth Torquato e Andreza do Rosário / Top 5 Tour – Andrea Nogueira / Travel Tips Brasil – Mariana Menezes e Marcela Arueira Perret / Trilhas e Aventuras – Maurício Oliveira / Trilhas e Cantos – Liliane Inglez / Turismo LGBT – Maurício Oliveira / Turista FullTime – Regina Oki / Turistando.in – Juliana Moreti / Turistando Pelo Paraná – Keila Kubo / Turista Profissional – Ana Catarina Portugal e Declev Reynier / Uma Viagem Diferente – Diego Arena / Uma Senhora Viagem – Lilian Azevedo / Um Viajante – Robson Franzoi / Vamos Por Aí – Carol Miranda e Miranda Junior / Viagem com Crianças – André e Ana Strauss / Viagem com Milhas – André e Ana Strauss / Viagem e Destinos – Marcela Silva Bezerra e Thiago de Oliveira Souza / Viagem em Detalhes – Renata Sucena e Sandra Scigliano / Viagens Bacanas – Ana Morize / Viagens de Carolina Martinez – Carolina Martinez / Viagens e Caminhos – Jair Prandi / Viagens Imperdíveis – Ana Paula Przewodowski / Viagens Por Aí – Quênia Lourenço / Viagens Possíveis – Maurício Oliveira / Viajando com Daniela Cascardo – Daniela Cascardo / Viajando Com Sy – Symone Dias / Viajando na Janela – Flavio Borges e Geisiele Carvalho Borges / Viajando Sem Medo – Rafaella Machado / Viajante Comum – Cris Andrade / Viajante Inveterado – Guilherme Goss de Paula e Miccaela da Costa / Viajante Móvel – Silbene Mendes e Paulo Mendes / Viajantes por Opção – Bruna Cristina Odppes / Viajar Correndo – Carolina Belo / Viajar Sem Grana – Waldes Oliveira / Viajei Bonito – Adriano Castro e Gisele Rocha / Viaje na Web – Fernanda Bragatto e Bruna Bragatto / Viajoteca – Oscar Risch / Viciada em Viajar – Marcelle Ribeiro de Souza / Vida de Turista – Thiago Cesar Busarello e Liliane Inglez / Vida Sem Paredes – Nange Sá e Camila Coubelle / Vinicius pelo Mundo – Vinicius Sondermann Martins Oliveira / Viva Viaje – Vívian Rodrigues / Vivi na Viagem – Viviane Carneiro / Volto Logo – Murilo Pagani

blogueiros erbbv

Foto de Renata Cattelan, do blog Gastando Sola Mundo Afora.

 

Agradecimento especial aos blogueiros organizadores do evento: Rafael Miranda – Para Viagem, Cláudia Beatriz Saleh – Aprendiz de Viajante, Maíra Silveira – Aos Viajantes, Renata Sucena – Viagem em Detalhes e Daniela Duarte – Blog Só Viagem.

 

O ERBBV 2018 teve como: