Termas de Puritama é um complexo formado por 8 piscinas naturais, sendo possível se banhar em 7 delas (a primeira tem seu acesso fechado). Ir às Termas de Puritama é um passeio bem light, pois passamos a maior parte do tempo relaxando em águas termais.

A água é naturalmente aquecida pela atividade vulcânica da região – e inclusive dizem que possui propriedades medicinais – e está a aproximadamente 35º na primeira piscina, com a temperatura diminuindo aos pouquinhos em cada uma das piscinas subsequentes.

O valor do ingresso é diferente conforme o turno: para quem vai pela manhã custa CLP 15.000, e para quem vai à tarde, CLP 9.000. Por isso mesmo o período da tarde costuma ser mais cheio, então se a ideia é relaxar vale a pena pagar um pouco a mais e desfrutar do lugar com menos gente.

O vendedor que nos atendeu na agência disse que nos buscariam às 8:30, mas 8:10 bateram na porta enquanto estávamos descansadamente tomando café da manhã! Saímos correndo para pegar nossas coisas, quando voltamos o microônibus tinha sumido (para buscar outras pessoas), mas logo ele reapareceu. 😀

De San Pedro do Atacama até lá são cerca de 30 minutos. Não há necessidade de guia neste passeio, já que ficamos o tempo todo no complexo de águas termais, que é privado e possui funcionários para qualquer eventual orientação. Existem vestiários e banheiros para os usuários.

O microônibus nos deixou no estacionamento, e então tivemos que descer por um caminho pedregoso de uns 500 metros de extensão até a entrada das piscinas. O motorista perguntou se havia alguém com problemas de locomoção, pois se houvesse ele poderia nos deixar lá embaixo, mas não foi o caso.

Termas de Puritama.
Descendo até as Termas.
Termas de Puritama.
Ao fundo, o caminho de descida do estacionamento até as piscinas.

Na hora em que chegamos, nove e pouco da manhã, ainda estava fresquinho e sentimos um friozinho em tirar a roupa para entrar na água, mas à medida que o sol foi subindo essa sensação passou.

Entramos logo na primeira piscina disponível, a mais quentinha. Delícia de água!

Delícia de água!
Dava vontade de ficar o tempo todo assim!

Estava tão bom que ficamos mais de hora por ali. Claro que queríamos conhecer o restante das piscinas, mas a água estava muito gostosa e não dava vontade de sair.

Aproveitamos até os últimos momentos até que fomos dar uma caminhada até a parte mais baixa e conhecer as demais piscinas. Elas estavam mais vazias, e eventualmente sem ninguém!

Termas de Puritama.
Volmério se divertindo em uma piscina “particular”.

Não só a água quente nos relaxa, mas também estar em um lugar com aquele visual potencializa esse efeito. Colocamos este passeio no segundo dia em San Pedro do Atacama para dar mais tempo ao organismo se adaptar antes dos tours que vão a altitudes mais elevadas, pois as Termas de Puritama estão a “apenas” 3500m e é um programa que não requer esforço físico. Mas acho que é uma excelente alternativa para encaixar em algum dia mais no fim da jornada pelo Atacama, quando o corpo estiver pedindo descanso.

Termas de Puritama.
Termas de Puritama.
Termas de Puritama.

Retornamos para os vestiários, trocamos de roupa e  subimos o morro de volta ao estacionamento (uns 10 minutos, nada demais). Retornamos a San Pedro de Atacama e… fim de um delicioso passeio. 🙂

Resumo das informações práticas
  • Agência: Atacama Connection
  • Valor do passeio: 12.000 pesos chilenos por pessoa
  • Ingresso: 15.000 pesos chilenos por pessoa (9.000 no período da tarde)
  • Importante levar: calçado fechado para descer e subir o caminho de acesso, chinelos para usar na área das piscinas, roupa de banho (melhor já ir com ela por baixo da roupa), protetor solar, óculos escuros, toalha e roupas secas. Água e algum lanche também são recomendáveis.

Este passeio aconteceu em 21 de janeiro de 2018.


Lê também:


O blog fica muito melhor e mais completo com tua participação. Tens alguma sugestão para dar, alguma informação a acrescentar, alguma dúvida? Deixa nos comentários 😉