El Yunque, ou mais precisamente Floresta Nacional El Yunque, é uma floresta tropical de aproximadamente 110 km² localizada na região leste de Porto Rico. Concentra diversas montanhas, trilhas de diferentes graus de dificuldade, mirantes naturais, cachoeiras e áreas para banho de rio.

Passar um dia inteiro explorando El Yunque foi uma das coisas mais legais que fizemos durante os dias que passamos em Porto Rico. Vou deixar aqui as dicas para conhecer esse lugar e contar como foi nossa experiência.

Localização de El Yunque e de suas atrações

El Yunque fica a aproximadamente 45 minutos de carro a partir de San Juan, tornando perfeitamente viável um bate-volta para quem está hospedado na capital.

Nós estávamos hospedados em Luquillo e em menos de 15 minutos estávamos adentrando a região da floresta.

A melhor maneira de explorar El Yunque, sem dúvidas, é com um veículo particular, parando onde quiser e quando quiser. Mas é possível encontrar empresas que oferecem tours compartilhados a partir de San Juan.

A maioria dos pontos de interesse fica ao longo da estrada PR-191 Norte. Segue abaixo um mapa mostrando os principais locais de interesse da Floresta Nacional El Yunque. Como a região tem muitas montanhas, o sinal de internet pode eventualmente falhar, por isso recomendo salvar offline o mapa.

A região de Río Sabana fica na porção sul da PR-191 e, devido a deslocamentos de terra, seu acesso atual se dá somente a partir da cidade de Naguabo. Ou seja, para quem está na PR-191 Norte, significa uma volta de cerca de 1h30min. Completamente fora de mão para quem, como nós, tirou o dia para conhecer as atrações ao norte da Floresta El Yunque. Mas fica a dica para quem se interessar: é uma região com mais trilhas, áreas de banho e quiosques para piqueniques.

Com os mesmos atrativos, há também a região de Quebrada Grande, que fica ao longo da PR-186. Forma a porção oeste da Floresta Nacional El Yunque, e também fica um pouco fora de mão para conhecer no mesmo dia que a porção norte.

Informações relevantes para a visita

O acesso à floresta é gratuito, porém limitado. Na altura do km 8 da PR-191 Norte há um portão de acesso, aberto das 7:30 às 18:00. Sim, veículos que não saírem antes do horário de fechamento ficarão trancados do lado de dentro!

Além do horário de funcionamento, há um limite no número de visitantes. Atualmente, podem entrar apenas 160 carros por vez, a fim de evitar congestionamentos na estrada e reduzir o impacto sobre o ecossistema. Quando o limite é atingido, o portão fecha e só entram carros ao saírem outros. A fim de evitar esperas, recomenda-se: 1) chegar cedo, e 2) evitar fins de semana ou feriados.

As estradas são estreitas e cheias de curvas. Vai devagar e aproveita para curtir a paisagem. Os locais para estacionar são bem demarcados ao longo da estrada, sempre junto a pontos de interesse: mirantes, início de trilhas ou postos de apoio.

O clima na região costuma ser ameno – nem frio nem calor demais – e tem um nível de precipitação elevado, ou seja, chove ali com frequência. É recomendável estar preparado com proteção para a chuva e também levar uma muda de roupa seca (especialmente se pretendes tomar banho de rio ou cachoeira). E é preciso estar atento a elevações repentinas dos níveis dos rios!
Se fores encarar qualquer uma das trilhas, usa um calçado apropriado. Nós fizemos trilhas de média dificuldade e fomos com tênis comuns de caminhada. Mas há trilhas mais irregulares e escorregadias, como a trilha La Coca por exemplo, que requerem um calçado mais específico para esse tipo de terreno.

Trilha La Coca. Fonte: site oficial de El Yunque.

A passagem do furacão María no Caribe em 2017 causou grandes perdas a Porto Rico e muitos danos à área de El Yunque. Por isso, algumas atrações da floresta estão atualmente fechadas ou com acesso interditado, ainda sob reparos para oferecer segurança aos visitantes.
Um das atrações fechadas é o Centro de Visitantes El Portal, que além do serviço de informações, tem diversos painéis informativos sobre a floresta, natureza, preservação e temas afins. Sua reabertura está prevista somente para 2021. Provisoriamente, um serviço de informações está funcionando no El Portalito HUB.

Espalhados pela área da floresta, temos outros pontos de apoio com banheiros, áreas para piqueniques, lojinhas de souvenirs e venda de bebidas e lanches rápidos.
O principal da região da PR-191 Norte é o Centro de Informações Palo Colorado, de onde também saem caminhadas orientadas pelos guarda-bosques – acontecem às sextas, sábados e domingos, às 11:00 e às 14:00, com cerca de 30 minutos de duração.

Nosso dia em El Yunque

Chegamos cedinho para aproveitar bem o dia e para não correr o risco de ficar de fora devido ao limite no número de visitantes – até porque era um domingo.

Nossa primeira parada foi no mirante Las Cabezas e dali já ficamos impressionados com a vista e com a abundância de vegetação da região. A seguir, paramos rapidinho para ver a Queda D’Água La Coca.

El Yunque, floresta nacional em Porto Rico.
Vista do mirante las Cabezas.

Um pouco mais de estrada à frente, entramos na pequena trilha do Riacho Juan Diego. Em dois minutos chega-se no primeiro poço para banho e, em mais dois, no segundo. Foi no segundo poço que não resistimos àquela água maravilhosa caindo e tomamos nosso primeiro banho de cachoeira do dia.

Delícia de banho no riacho Juan Diego.

Descemos para o primeiro poço, que estava mais vazio: somente duas mulheres e três simpáticos cachorros. Cachorreiros que somos, fizemos amizade com os bichos e logo em seguida sua dona começou a conversar conosco. Era uma porto-riquenha muito amistosa e nos deu um monte de dicas do que fazer. Recomendou ainda que subíssemos até o terceiro poço – o mais bonito, de acordo com ela – mas optamos por seguir para outras atrações e voltar ali se sobrasse tempo (acabamos não voltando).

O primeiro poço do riacho Juan Diego.
Nossos amigos caninos.

Paramos para conhecer o Baño Grande, que apesar do nome, não é mais uma área para banho.

El Yunque, floresta nacional em Porto Rico.

Nos dirigimos para o início da trilha da Torre Mount Britton. Rodamos um pouco pois todas as vagas sinalizadas para estacionamento estavam ocupadas. Nessa parte a estrada faz uma volta de sentido único (PR-9938), e só na segunda vez que demos a volta nela achamos uma vaga para estacionar. Mas tivemos a sorte de conseguir uma vaga bem junto ao início da trilha.

Trilha Mount Britton. Fonte: site oficial de El Yunque.

Miramos aquela torre bem pequena no topo do monte e nos perguntamos: “será que é naquela torre que vamos subir?”.

“É lá que nós vamos subir?”

A trilha é quase toda demarcada por um estreito caminho pavimentado que vai por dentro da mata. Há alguns abrigos com bancos ao longo do percurso para quem quiser parar para recuperar o fôlego ou proteger-se em caso de chuva. A parte final passa por uma estrada asfaltada, onde circulam somente veículos autorizados (da administração do parque, etc). E, finalmente, alguns metros de chão batido até chegar na Torre Mount Britton. Sim, era aquela que a gente viu pequeninha lá de baixo.

El Yunque, floresta nacional em Porto Rico.
Torre Mount Britton.

A torre tem o equivalente a uns dois andares, com uma plataforma de observação no topo. A vista lá de cima é sensacional. Deu para ver Luquillo, boa parte da costa leste de Porto Rico, e até San Juan.

Luquillo vista da Torre Mount Britton.
San Juan vista da Torre Mount Britton.

A previsão para esta trilha é de 45 minutos por trecho. Levamos pouco mais de meia hora para subir e menos de meia hora para descer.

No ponto na estrada asfaltada poucos minutos antes de chegar à Torre Mount Britton inicia uma trilha alternativa, chamada de Mount Britton Spur, que leva à trilha ao Pico El Yunque. Fiquei bem interessada, mas optamos por não fazê-la.

Após essa bela caminhada, bateu a fome. Paramos no Centro de Visitantes Palo Colorado para comer os sanduíches que havíamos levado. Aliás, recomendo levar lanches e água para serem consumidos ao longo do dia. Há alguns quiosques de venda de bebidas e lanches ao longo da estrada, mas as opções de produtos disponíveis são limitadas.

Foi em um desses quiosques que paramos para comprar um refrigerante. A moça que atendia ficou emocionada ao saber que somos do Brasil e que estávamos passando vários dias em Porto Rico. Ela disse, muito feliz, que ao chegar em casa contaria pra sua mãe que tinha conhecido um casal de brasileiros. Coisa mais querida!

Depois do lanche, fomos conhecer a Torre Yokahú. Esta torre é facilmente acessível, bem na beira da estrada, e foi o lugar mais cheio de turistas ao longo do dia.

El Yunque, floresta nacional em Porto Rico.

A vista do alto dos seus 48 metros de altura inclui, dentre várias belas paisagens, o Pico El Yunque – o segundo mais alto da região e que dá o nome à floresta nacional. É inegável também que, para um lugar com índice significativo de chuvas, tivemos uma sorte enorme em pegarmos um dia lindo de céu limpo.

El Yunque, floresta nacional em Porto Rico.
Pico El Yunque (à esquerda, de formato bem pontudo) visto da Torre Yokahú.

Já voltando em direção a Luquillo, pegamos a estrada PR-988. Paramos rapidamente na área de Puente Roto, onde muitas pessoas se banhavam no rio.

El Yunque, floresta nacional em Porto Rico.
Rio Mameyes, em Puente Roto.
Galera curtindo o banho de rio em Puente Roto.

Seguimos até a trilha Angelito. Trilha fácil, de cerca de 10 minutos. Ao fim dela, uma agradabilíssima área para banhos, onde muitas famílias estavam com jeito de que tinham passado o dia inteiro por ali: cadeiras, caixas térmicas e tudo mais.
Apesar do aspecto “farofada”, o clima era super tranquilo e silencioso. Passamos o resto da tarde nesse local, e se tivéssemos visitado somente El Angelito o dia já teria valido a pena. Bom demais.

Famílias aproveitando El Angelito.
El Yunque, floresta nacional em Porto Rico.
Rio Mameyes, de água verdinha e transparente.
Banhão de rio maravilhoso!

E assim, mesmo tendo conhecido apenas uma parte de El Yunque, mesmo tendo feito poucas trilhas, preenchemos um dia inteirinho conhecendo essa maravilhosa floresta.

Espero que este post te convença a colocar esse lugar no teu roteiro de viagem por Porto Rico, e ajude a planejar tua visita a El Yunque. Seus atrativos agradam a todas as idades e mesmo quem não pode/gosta de fazer trilhas, consegue aproveitar e muito um dia cheio em El Yunque, pois muitos dos lugares são acessíveis em pequenas caminhadas.

Importantíssimo: não deixa de verificar quais atrações estão abertas ao público e demais informações atualizadas sobre seu funcionamento, consultando o site oficial da Floresta Nacional El Yunque.

____________________________________________________________________

O blog fica muito melhor e mais completo com a tua participação. Deixa um comentário, sugestão, dúvida… 😉