O roteiro Caminhos de Pedra é um dos passeios mais agradáveis de se fazer em Bento Gonçalves. Proporciona ao visitante uma interação com a herança da imigração italiana do final do século XIX, através da arquitetura, do artesanato e, principalmente, da gastronomia. Estende-se por aproximadamente 10 quilômetros na Estrada para São Pedro, a 15 minutos de carro do centro de Bento Gonçalves.

A estrada é, de fato, uma localidade onde viveram os imigrantes. No final da década de 80, iniciou-se um trabalho de restauração dos casarões que resistiram à passagem do tempo, não só com intuito de transformar o local em atração turística, mas também como um resgate do patrimônio histórico e cultural.

Um dos marcos na história do roteiro Caminhos de Pedra foi a utilização da Cantina Strapazzon como cenário para filmagens do filme “O Quatrilho”, lançado em 1995, o que contribuiu para atrair os olhares do meio turístico.

Atualmente, funcionam lá mais de 20 estabelecimentos, entre restaurantes, lojas de produtos coloniais, tecelagens, hospedagens, artesanatos e vinícolas, entre outros.

Logo no início do roteiro (para quem vem de Bento Gonçalves) há um posto de informações turísticas, junto ao posto de gasolina no começo da Estrada Barracão. Ali é possível pegar um mapa atualizado e ouvir as explicações de um atendente sobre diversos estabelecimentos, inclusive sobre os valores das visitações.

A seguir, fica a Casa di Dolci (Casa de Doces). Logo ao lado dessa, fica o Mirante da Cascata, de onde se tem uma bonita vista para o entorno da região e para uma queda d’água, como o próprio nome já diz.

Caminhos de Pedra.
Caminhos de Pedra.

Seguindo, há a Casa Righesso, onde hoje funciona o restaurante Casa Ângelo. É uma construção de 1889, muito bonita por dentro e por fora. Vale a parada nem que seja para ver somente sua parte externa, que é, na minha opinião, uma das mais bonitas do Caminhos de Pedra.

Caminhos de Pedra.

Mais à frente, fica o Restaurante Nona Ludia. Serve um excelente rodízio de comida típica italiana, em um belíssimo casarão de 1880. É um dos nossos queridinhos em Bento Gonçalves.

Opções gastronômicas não faltam no Caminhos de Pedra, e ali pertinho do Nona Ludia ficam a Casa do Tomate e seu Ristorante del Pomodoro, e também o Le Sorelle Bistrô.

Chega-se então à Casa da Ovelha, que vende muitos itens de produção própria tanto com o leite (iogurtes, queijos maravilhosos, produtos cosméticos etc) quanto com a lã do animal (roupas, bichinhos de pelúcia e afins). Junto, o Parque da Ovelha tem uma programação de atividades relacionadas à criação de ovelhas, ordenha, pastoreio e etc. Programa para todas as idades, em especial para crianças.

Caminhos de Pedra.

Logo adiante, é a Salumeria Caminhos de Pedra. O ingresso inclui uma degustação de diferentes tipos de embutidos. Também oferecem tábuas de frios e vinhos e espumantes em taça – ótima opção para beliscar algo quando não se tem fome para almoçar em um dos restaurantes de farta comida italiana.

Junto à salumeria, funciona o Caminho da Aventura Parque, que possui algumas atividades como tirolesa e arvorismo.

Caminho da Aventura Parque.

Mais à frente, fica a Casa das Massas e Artesanato. A variedade de produtos é grande, as coisas são bem gostosas (adoramos as massas caseiras e o pão assado na palha de milho), e o atendimento é sempre muito simpático.

Caminhos de Pedra.
Casa das Massas e Artesanato.

Logo ao lado fica o Porão de Pedra (artigos em pedras preciosas), colado nesse fica a Casa de Tecelagem (produção de peças em teares manuais) e, quase em frente, o Restaurante Casa Vanni.

Caminhos de Pedra.
Porão de Pedra e, à esquerda, a Casa da Tecelagem.
Restaurante Casa Vanni.

A seguir fica a famosa Cantina Strapazzon. A visita guiada vale muito a pena e inclui a degustação de vários produtos artesanais (vinho, suco, salames, queijos), mas querendo dá para dar só uma passeadinha pelas áreas externas para apreciar o belo local e bater algumas fotos.

Caminhos de Pedra.
Casa de pedra da Cantina Strapazzon.

Logo a seguir fica o acesso para a Vinícola Salvati e Sirena, que tem visita guiada incluindo degustação de seus produtos.

Após, a Casa das Cucas Vitiaceri é uma ótima opção para fazer uma pausa no passeio, tomar um cafezinho, e consumir lá mesmo ou levar para casa alguma de suas cucas deliciosas. Eles oferecem também a opção de piquenique: o cliente escolhe uma cesta entre algumas opções (variam os produtos e o número de pessoas servidas), eles colocam um edredom sobre o gramado ali em frente (um agradável espaço, até com laguinho) e aí é só aproveitar.

Chega-se então na Casa da Erva Mate. É legal de visitar, pois eles mostram a produção artesanal da erva. A visita se complementa na loja logo em frente, onde eles ensinam, a quem quiser, a fazer o chimarrão, além dos vários produtos gauchescos à venda.

Caminhos de Pedra.

No ponto mais distante do roteiro, fica a Casa da Confecção, que tem no pátio esta pipa aí abaixo, transformada em uma casinha. Ela realmente era usada para armazenamento de vinho e tinha capacidade para 140.000 litros.

Ainda ali, tem a Casa do Queijo – produtos muito saborosos! – e nos fundos uma casa que foi montada para simular um estábulo, com uma vaquinha de madeira (fica escorrendo “leite” das suas tetas, bom para fazer bobice nas fotos 😀 ).

Explorar o Caminhos de Pedra é um passeio super agradável de se fazer, em meio a bastante natureza. As construções antigas e os parreirais complementam o cenário. Dá para aproveitar muito bem em um turno ou preencher um dia inteiro, dependendo das atividades escolhidas.

Caminhos de Pedra.

E recomendo ir com “espaço no estômago”, pois muitas das visitas incluem degustações, além das muitas opções de lugares ótimos para lanchar ou almoçar. Não deixa de aproveitar a maravilhosa gastronomia local!

Para mais informações sobre o roteiro, sua história e estabelecimentos com visitação (incluindo alguns poucos que não foram mencionados neste post), visita o site oficial do Caminhos de Pedra.

___________________

Pode te interessar ler também: Vinícola Lídio Carraro.

___________________

O blog fica muito melhor e mais completo com tua participação. Tens alguma sugestão para dar, alguma informação a acrescentar, alguma dúvida? Deixa nos comentários 😉