Neste post vou contar como foi nossa experiência visitando vinícolas com uma operadora de turismo, passeio que é a melhor opção custo-benefício para conhecer algumas vinícolas de Mendoza (lê este post para saber mais informações sobre a cidade e sobre nossa programação durante a estadia por lá).

Mendoza – Visitando vinícolas com operadora de turismo

Muitas operadoras de turismo em Mendoza realizam este passeio que, salvo uma ou outra variação, leva a duas vinícolas e uma olivícola. Não considero necessário reservar com antecedência, pois realmente existem diversas empresas que o fazem, a não ser que a pessoa faça questão de contratar alguma em particular.

Escrevemos e-mail, antecipadamente, a várias empresas, pedindo informações sobre valores e locais visitados. Nenhuma nos antecipou quais as vinícolas seriam visitadas, creio que eles gostem de deixar uma certa flexibilidade para alterações de última hora (apesar disso não ser um problema, pois é meio improvável encontrar vinícolas/vinhos ruins em Mendoza 😛 ). Depois de receber as respostas, ver quais operadoras tinham valores dentro do nosso orçamento e ler avaliações sobre as empresas, escolhemos a Mendoza Viajes, mas deixamos para reservar tudo quando chegássemos na cidade. Fomos na sede da empresa pela manhã e reservamos o passeio para a mesma tarde. Pagamos ARS 370 por pessoa.

Um pouco antes das 14 horas estávamos novamente na sede da empresa e o nosso grupo embarcou no ônibus. Achamos que o tour já começaria, mas o ônibus ainda rodou um bom tempo passando em vários hotéis e recolhendo outras pessoas 🙄 .

Enfim, seguimos para a primeira visita do dia: Bodegas Lopez. Na entrada da vinícola há um pequeno museu com vários objetos usados antigamente na colheita das uvas e na preparação de vinhos. Então, veio um funcionário da vinícola e nos levou para conhecer o interior da fábrica. Passamos por diferentes setores, onde em cada um deles recebíamos a explicação da etapa de fabricação do vinho que ocorria ali. Para quem já visitou outras vinícolas anteriormente, não há grandes novidades.

Mendoza - Visitando vinícolas com operadora de turismo
Bodegas López.

O momento mais aguardado da visita 😀 , a degustação, foi feita em um ambiente super agradável ao ar livre, mas com uma cobertura protegendo do sol. Começamos com um malbec (malbec é a uva de maior sucesso dos vinhos argentinos – acho que em todas as degustações que fizemos em Mendoza, serviram algum malbec) e depois provamos um branco licoroso que gostamos bastante (era docinho sem ser enjoativo).

Mendoza - Visitando vinícolas com operadora de turismo

O pessoal do grupo foi às compras, muitos voltaram para o ônibus cheios de sacolas. Também gostei que na loja eles vendem vinhos e espumantes em taça, bom para experimentar algum que tenha interessado e que não tenham servido na degustação.

Seguimos para a olivícola Pasrai. Foi a primeira vez que visitamos um local de produção de azeites de oliva e achamos bem interessante conhecer os equipamentos usados para a prensagem das azeitonas e a explicação das etapas da extração do produto.

Na olivícola também tinha degustação, que consistia em pãezinhos com pastas de diferentes sabores combinados com azeites saborizados: pasta de tomates secos e azeite com manjericão, pasta de berinjela e azeite com alho, pasta de feijão e azeite com pimenta, pasta de azeitonas e azeite com orégano, além dos azeites com limão, com laranja, com alecrim e o puro. Provamos todos e eram de-li-ci-o-sos!

Delíciaaa!

Desde o início sabíamos que não poderíamos comprar nada nessas visitas, pois a viagem e os deslocamentos pela frente seriam longos e não dava pra ficar carregando coisas (vê aqui o roteiro desta viagem), mas nesse dia foi bem difícil resistir a esses azeites! A vontade era comprar um de cada sabor!

Eles ainda tinham uma linha de cosméticos à base de azeite de oliva, testamos um hidratante e um óleo corporal bem cheirosos e que deixaram as mãos bem macias.

Seguindo o tour, conhecemos uma vinícola menor, ou como eles chamam, boutique. A visitada foi a Cavas de Don Arturo. Eu esperava uma vinícola realmente pequena e familiar, mas a produção era um tanto quanto industrializada. Achei bem parecida com a Bodegas Lopez, porém em menores proporções. A degustação foi de quatro vinhos tintos: merlot, cabernet sauvignon, sirah e malbec. A coisa mais legal dessa visita foi que, ao final da degustação, o proprietário – o próprio Don Arturo – chegou com uma garrafa de um de seus vinhos premium e nos ofereceu uma degustação “bônus”. Era um vinho muito bom mesmo, bem superior aos outros.

Mendoza - Visitando vinícolas com operadora de turismo
Esse barril gigante só está lá a título de curiosidade, pois não é mais usado no processo de fabricação do vinho. E nessas horas sempre tem um engraçadinho pra dizer “é, acho que um desses me basta”… 😀

Nosso itinerário foi todo na região de Maipú, a mais próxima de Mendoza, porém a Cavas de Don Arturo é um pouco mais distante e já tem paisagens mais bonitas, com vastos parreirais (inclusive de outras vinícolas “vizinhas”) e as montanhas da pré-cordilheira ao fundo – muito legal!

Mendoza - Visitando vinícolas com operadora de turismo

Encerramos o tour e retornamos ao centro de Mendoza. Acho que éramos os únicos sem sacolas de compras dentro daquele ônibus 😀 . Fomos deixando algumas pessoas em suas hospedagens, o lado bom dessa demora é que deu para dar uma cochiladinha necessária depois de todos os vinhos degustados 😛 . Por fim, o restante do grupo foi deixado perto da sede da empresa. Foi um passeio muito gostoso de fazer e com boa relação custo-benefício.


Lê também:


Este passeio foi realizado em 15 de janeiro de 2018.


O blog fica muito melhor e mais completo com tua participação. Tens alguma sugestão para dar, alguma informação a acrescentar, alguma dúvida? Deixa nos comentários 😉