Quando planejamos o roteiro dessa viagem, o grande objetivo era conhecer o Deserto do Atacama e o Salar de Uyuni. Já que a passagem por Santiago era obrigatória em função dos nossos voos, e como Mendoza era “logo ali ao lado”, acrescentamos no roteiro alguns dias nessas duas cidades, aproveitando que tínhamos tempo e, é claro, vontade de conhecê-las.

Deixo aí como sugestão o roteiro que fizemos. Dá tranquilamente para aproveitar partes dele, como por exemplo somente Mendoza+Santiago, ou só Santiago+Atacama, e certamente já seriam viagens sensacionais. Mas a dupla Atacama+Uyuni… garanto: é inesquecível! <3

Roteiro de viagem Mendoza-Atacama-Uyuni-Santiago

Abaixo um resumo do que fizemos em cada dia (clica sobre o link para ler o post específico):

Dia 1 – (MENDOZA) Chegamos em Mendoza perto do meio-dia. Demos uma passeada pelo Parque General San Martin, e também pela Plaza Independencia e seus arredores.

Dia 2 – (MENDOZA) Fizemos um tour comum em Mendoza, operado por diversas agências de viagem, visitando duas vinícolas e uma olivícola.

Roteiro de viagem Mendoza Atacama Uyuni Santiago.
A principal atividade de Mendoza: visitar vinícolas e se deliciar com seus vinhos.

Dia 3 – (MENDOZA) Participamos de outro tour conhecido, chamado Alta Montaña, que vai pela estrada através dos Andes até a divisa com o Chile, passando, entre outros lugares, pelo Mirante do Cerro Aconcágua.

Roteiro de viagem Mendoza Atacama Uyuni Santiago.
Cristo de los Andes, na divisa entre Argentina e Chile.

Dia 4 – (MENDOZA) Contratamos um remis e visitamos algumas vinícolas escolhidas a dedo. Iniciamos com a degustação na Pulenta Estate, almoçamos na Chandon (sequência de pratos harmonizados com espumantes) e finalizamos conhecendo a Carmello Patti.

Dia 5 – (MENDOZA) Alugamos uma bicicleta na região de Luján de Cuyo e visitamos por conta própria mais algumas vinícolas.

Dia 6 – (SAN PEDRO DO ATACAMA) Atravessamos a Cordilheira dos Andes de ônibus, até Santiago. De lá, pegamos o voo para San Pedro do Atacama.

Roteiro de viagem Mendoza Atacama Uyuni Santiago.
“Los Caracoles”, sequência de curvas espetacular na estrada entre Mendoza e Santiago.

Dia 7 – (SAN PEDRO DO ATACAMA) O período da manhã foi para ajeitar a vida em San Pedro do Atacama: trocar dinheiro, comprar mantimentos, passar em algumas agências de viagens e fechar os passeios para os dias seguintes. À tarde, o primeiro dos passeios do Deserto do Atacama: Valle de la Luna.

Roteiro de viagem Mendoza Atacama Uyuni Santiago.
Valle de la Luna.

Dia 8 – (SAN PEDRO DO ATACAMA) Passamos a manhã relaxando nas águas das Termas de Puritama. À noite, participamos de um magnífico tour astronômico.

Termas de Puritama.

Dia 9 – (SAN PEDRO DO ATACAMA) Passeio de dia inteiro por Salar de Atacama, Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas.

Laguna Miscanti, uma das Lagunas Altiplánicas.

Dia 10 – (SAN PEDRO DO ATACAMA) Partimos de madrugada para conhecer os Geysers del Tatio. Mais tarde, fizemos mais um passeio: Laguna Cejar, Ojos del Salar e Laguna Tebinquiche.

Roteiro de viagem Mendoza Atacama Uyuni Santiago.
Geysers del Tatio.

Dia 11 – (SAN PEDRO DO ATACAMA) Em mais um tour de dia inteiro, fomos conhecer o Salar de Tara.

Flamingo no Salar de Tara.

Dia 12 – (TOUR UYUNI) Início da jornada de quatro dias e três noites pelo Salar de Uyuni. Visitamos as Lagunas Blanca, Verde e Colorada, o Deserto de Dali, as Termas de Polques e os Gêiseres del Sol de Mañana. Dormimos no povoado de Villamar.

Laguna Verde.

Dia 13 – (TOUR UYUNI) Passamos por Vale das Rochas, Laguna Katal, Cânions Anaconda e do Inca e estação de trens de Julaca. Pernoitamos em um hotel de sal em Villa Candelaria.

Dia 14 – (TOUR UYUNI) Saímos durante a madrugada para ver o nascer do sol no Salar de Uyuni. Conhecemos a Isla Incahuasi e passamos o resto da manhã nos divertindo fazendo as fotos de perspectiva no salar. Almoçamos junto ao monumento das bandeiras e monumento do Rali Dakar. Visitamos o povoado de Colchani e o cemitério dos trens, e retornamos para dormir novamente em Villamar.

Nascer do sol no Salar de Uyuni em uma das divertidas fotos de perspectiva.

Dia 15 – (SAN PEDRO DO ATACAMA) Antes do amanhecer partimos em retorno a San Pedro do Atacama, com todos os trâmites de saída da Bolívia e entrada no Chile. Chegamos no início da tarde, mas tiramos o resto do dia para organizar as coisas e descansar. Já bateu uma saudade do Atacama, sem nem ainda ter ido embora… Confere também o post Por que visitar o Deserto do Atacama no Chile?, do blog Viajando com Moisés.

Dia 16 – (SANTIAGO) No meio da manhã o transfer nos buscou e nos levou ao aeroporto de Calama, e de lá voamos para Santiago. Fomos para o nosso apartamento do Airbnb no centro da cidade. Só deu tempo de dar uma pequena caminhada de reconhecimento pelos arredores.

Dia 17 – (SANTIAGO) Participamos de um Free Walking Tour bem legal pelo centro histórico. Visitamos o Museu La Chascona e o Cerro San Cristóbal.

Dia 18 – (SANTIAGO) Fizemos uma deliciosa visita guiada com degustação de vinhos harmonizados com queijos na Concha y Toro.

Dia 19 – (SANTIAGO) Fizemos por conta própria um bate-volta a Viña del Mar e à fofinha Valparaíso.

Dia 20 – (SANTIAGO) Visitamos o excelente Museu dos Direitos Humanos, passeamos pelo Cerro Santa Lucía e conhecemos os arredores da Igreja São Francisco.

Dia 21 – (SANTIAGO) Fomos a uma exposição no Centro Cultural do Palácio La Moneda, passeamos mais um pouco pela Plaza de Armas e fomos ao também excelente Museu Precolombino. À noite, voo de retorno e fim de viagem.

Roteiro de viagem Mendoza Atacama Uyuni Santiago.
Palácio La Moneda.

 

Post relacionados

Para ler uma introdução sobre cada uma das etapas dessa viagem, seguem os links:

Espero que tenhas gostado deste roteiro de viagem Mendoza-Atacama-Uyuni-Santiago e que ele sirva de inspiração e/ou base para a tua viagem. 🙂


Nossa viagem pelo roteiro Mendoza-Atacama-Uyuni-Santiago ocorreu entre 14 de janeiro e 03 de fevereiro de 2018.


O blog fica muito melhor e mais completo com tua participação. Tens alguma sugestão para dar, alguma informação a acrescentar, alguma dúvida? Deixa nos comentários 😉