Foi nossa segunda viagem à Itália. Sim, nós fazemos parte da legião de pessoas mundo afora que são apaixonadas por esse pedaço do planeta. Na primeira vez, em janeiro de 2014 (ou seja, durante o inverno europeu), conhecemos o circuito Roma – Florença – Milão – Veneza, entre algumas cidades menores no caminho (como Pisa, Siena e Verona, entre outras).

Dessa vez, nosso roteiro foi na direção oposta: partindo de Roma para o sul da Itália, até a Sicília. Muitas paisagens incríveis e muito tempo reservado para aproveitar diferentes praias, pois o calor que faz lá em julho não é brincadeira!

Em resumo, esse foi nosso roteiro, com uma pequena descrição do que fizemos em cada dia (para ler sobre cada lugar, é só clicar no link correspondente):

1º diaChegamos em Roma 16:20. Deu tempo de dar uma bela passeada e rever uns pontos famosos, como Fontana di Trevi, Panteão, Piazza Navona e arredores.

2º diaComeçamos o dia no Parque Savello, para espiar pelo Buco della Serratura. Visitamos as Terme di Caracalla, depois passeamos pelos arredores da Via dei Fori Imperiali. À noite, fizemos a sensacional visita noturna ao Coliseu.

coliseu

A lua e o Coliseu.

3º diaConhecemos o bairro de Trastevere e algumas de suas atrações. À tarde, visita guiada pela necrópole do Vaticano, finalizando dentro da Basílica de São Pedro. Jantamos no Mercato Centrale, há poucos meses em funcionamento na Estação Termini.

4º diaCedinho pegamos um trem para Nápoles. Visitamos Quartieri Spagnoli, Piazza Plebiscito e Castel dell Uovo. E claro, jantamos a pizza do Da Michele.

5º diaSaímos cedo de Nápoles e passamos o dia visitando o incrível sítio arqueológico de Pompéia. Após, fomos para Sorrento.

pompeia

Ruínas de Pompéia.

6º diaPela manhã fomos conhecer um lugarzinho espetacular, chamado Bagni della Regina Giovanna. À tarde, ficamos em um dos lidos de Sorrento.

bagni della regina giovanna

Bagni della Regina Giovanna, em Sorrento.

7º diaBate-volta à maravilhosa Capri.

capri

Vista de tirar o fôlego em Capri.

8º diaFomos de Sorrento para nossa hospedagem em Minori e aproveitamos umas horas de praia lá. Mais tarde, fomos conhecer a encantadora Ravello.

9º diaDia de muita praia, primeiramente em Castiglione e depois em Atrani, ambas vizinhas a Amalfi.

castiglione costa amalfitana

Praia de Castiglione.

10º diaPegamos umas horas de praia em Atrani e depois fomos conhecer Positano.

11º dia – Fizemos check-out do hotel e passamos o dia na praia de Minori. Final de tarde pegamos um ônibus para Salerno, depois um trem para Nápoles e de lá, um trem noturno rumo a Taormina.

12º dia – Chegamos cedo. Passamos boa parte do dia na praia de Isola Bella, e depois passeamos por Taormina.

isola bella taormina

Praia de Isola Bella, em Taormina.

13º diaFicamos à toa na praia em Giardini Naxos. Mais à tardinha, visitamos Castelmola.

14º dia – Uma gripe me pegou e eu passei o dia com febre, mas ainda assim aproveitamos umas horas na praia de Isola Bella. À noite, assistimos a uma ópera!

15º diaPela manhã fomos conhecer mais alguns pontos de Taormina, como o Teatro Grego. Tarde de praia, novamente em Isola Bella.

16º diaÔnibus cedo até o aeroporto de Catânia, onde retiramos um carro alugado e rumamos até Agrigento. Visitamos o impressionante Vale dos Templos. Seguimos para Trapani, onde nos hospedamos.

agrigento

Vale dos Templos, em Agrigento.

17º diaCurtimos a praia de San Giuliano, em Trapani. No meio da tarde, subimos para conhecer a fofíssima Erice.

erice

Castelo de Erice.

18º diaBate-volta à ilha de Favignana, um dos lugares mais espetaculares dessa viagem.

cala azzurra 01

Praia de Cala Azzurra e …

bue marino 04

… praia de Bue Marino, ambas em Favignana.

19º dia – Bate-volta a San Vito Lo Capo para aproveitar sua linda praia.

20º diaNovamente fomos a San Vito Lo Capo, mas dessa vez fizemos um passeio de barco por Scopello e pela Riserva dello Zingaro. Entregamos o carro no aeroporto de Palermo e nos hospedamos nessa cidade.

21º diaAproveitamos umas horas na praia de Mondello e, após, visitamos alguns pontos turísticos de Palermo, entre eles o Palácio dos Normandos.

22º diaBate-volta delicioso à Cefalù.

cefalu

Construções medievais à beira-mar em Cefalù.

23º dia – Dia parcialmente aproveitado na praia de Mondello. Pegamos um voo para Roma, onde pernoitamos. No dia seguinte o Rodrigo pegou um voo de volta ao Brasil e eu rumei para Budapeste, mas aí já é assunto para outra hora.

É claro que sou suspeita para falar, mas… que viagem incrível! Sabes quando tu vais com as expectativas lá em cima e, mesmo assim, elas vão sendo superadas o tempo todo? Eu achava que Costa Amalfitana seria linda, mas não esperava por tanto! A beleza desse lugar é de tirar o fôlego! E o que dizer da Sicília? Dá para entender porque tantos povos passaram por lá e fincaram raízes, até eu fiquei com vontade de fazer isso! Regiões únicas e especiais… inesquecíveis!

O vídeo sobre a nossa viagem está aí embaixo, no rodapé da página (também dá para assistir no Youtube, clicando aqui).