Aqui está o roteiro da nossa viagem pelos Países Baixos e o resumo do que fizemos:

1º dia: chegamos em Amsterdã bem cedinho. Andamos muito pela região dos canais, conhecendo Rembrandtplein, Museumplein, Red Light District e Dam Square, entre outros.

2º dia: pela manhã fizemos um bate-volta à linda Zaanse Schans. À tarde, fizemos um passeio de barco pelos canais e à noite fomos ao Museu Van Gogh.

3º dia: fizemos a visita ao Rijksmuseum, umas comprinhas na região do estádio do Ajax e à noite fomos em um pub.

4º dia: conhecemos o local onde Anne Frank viveu com sua família e depois visitamos o museu dedicado a ela. Como à tarde chovia muito, nos enfiamos no Heineken Experience e mesmo sem esperar muito nos divertimos.

5º dia: fizemos um breve bate-volta a Haarlem, mas já bateu a clássica depressão de fim de férias. No final de tarde, pegamos nosso voo para voltar ao Brasil.

Considerações: mesmo já tendo vontade de conhecer Amsterdã, ela entrou meio que “sem querer” nessa viagem. Depois de muito fuçar atrás de passagens mais baratas para a Ásia, encontramos uma combinação de voos que passava por lá. Com aquele pensamento “já que vamos ir até lá mesmo…”, esticamos uns diazinhos para conhecê-la e voltamos encantados por ela. Há muitas atrações interessantíssimas, mas o melhor de tudo foi caminhar sem rumo por suas ruas curtindo a combinação prédios+canais+pontes+bicicletas, um cenário realmente lindo.