Aqui está o roteiro da nossa viagem pelo Peru e o resumo do que fizemos:

1º dia: saída de Porto Alegre bem cedinho, sobrou praticamente o dia inteiro para passearmos pelo bairro de Miraflores, em Lima, conhecendo o Parque Kennedy, o Shopping Larcomar e o Parque del Amor.

2º dia: passamos o dia conhecendo o Centro Histórico de Lima. Plaza de Armas; troca de guarda no Palácio de Governo; Basílica, Convento e Catacumbas de São Francisco. entre outros.

3º dia: De dia, visitamos o sítio de Huaca Pucllana, depois fomos ao Mercado Surquillo e passeamos mais por Miraflores. À noite, fomos conhecer o Circuito Mágico das Águas.

4º dia: Pela manhã, visitamos o Museu Larco. No fim de tarde, voamos para Arequipa.

5º dia: foi uma correria, mas conseguimos ver tudo o que gostaríamos em Arequipa (Mirador de Yanahuara, Plaza de Armas, walking tour, Convento Santa Catalina e Museu Santuários Andinos).

6º dia: primeiro dia do Tour do Cañon del Colca, passamos pelo espetacular mirante dos vulcões no caminho para Chivay e no fim da tarde tomamos banho nas águas termais de La Calera.

7º dia: passamos por paisagens magníficas no Cañon del Colca e vimos os condores no Mirador Cruz del Cóndor. Retornamos para Arequipa e tomamos um ônibus noturno para Cusco.

8º dia: chegamos cedinho em Cusco. Conhecemos a Plaza de Armas e seus arredores, além do Mercado San Pedro. À tarde, um walking tour.

9º dia: pela manhã, uma visita guiada pelo Museu de História Regional. À tarde, fizemos o City Tour, passeio que passa pelos sítios arqueológicos de Qoricancha, Saqsayhuaman, Qenqo, Tambomachay e Pucapucara.

10º dia: tour para conhecer as Salineras de Maras e o sítio de Moray.

11º dia: passeio pelo sensacional Vale Sagrado, conhecendo os sítios de Pisac, Ollantaytambo e Chinchero.

12º dia: deixamos esse dia de coringa para fazer algum passeio ou visita que porventura não tivéssemos conseguido fazer, mas não foi necessário. Fomos de van até Ollantaytambo, de onde saiu o nosso trem para Águas Calientes.

13º dia: simplesmente Machu Picchu! Retornamos de trem até Poroy e de lá pegamos um táxi, chegando à noite de volta em Cusco.

14º dia: pela manhã, ainda fomos ao museu do sítio de Qoricancha e, depois, ao Museu Inca. No fim de tarde, pegamos nosso voo de volta para Porto Alegre, com conexão em Lima. Chegamos no comecinho da manhã do dia seguinte, deu tempo de chegar em casa, dormir um par de horas e tocar para o trabalho!

Considerações: Não que eu não tenha gostado de Lima, sempre é bom conhecer um lugar novo e ver coisas diferentes, mas dá tranquilamente para ficar menos tempo lá. Em Arequipa o tempo ficou apertado e só conseguimos ver tudo porque deu tudo certo, qualquer contratempo e já teríamos deixado coisas de fora. O passeio de dois dias/uma noite no Cañon del Colca foi perfeito (a época do ano, de seca, ajuda para isso). O tempo que ficamos em Cusco deu para fazer tudo com bastante calma, do jeito que a gente gosta, curtindo não só as atrações turísticas mas também a cidade. E quanto a Machu Picchu, um dia foi maravilhoso e deixou um gostinho de quero mais, talvez reservar dois dias para lá seja uma boa ideia.

Aqui tem um singelo vídeo que fiz resumindo o que vivenciamos por lá: https://www.youtube.com/watch?v=e4HnEM7q9Mc&t=1s.

Peru nos conquistou com sua história riquíssima, paisagens incríveis, comida deliciosa e povo amável. Com certeza, voltaremos <3 !